Estudar em casa X na biblioteca: o que é melhor?

Estudar em casa X na biblioteca: o que é melhor?

 

A atividade de estudar para concurso público pode trazer incertezas, ansiedades e inseguranças para o candidato. Mas uma coisa é certa: quem leva esse estilo de vida a sério precisa de um local específico para estudar. E não pode ser qualquer lugar. Um ambiente silencioso, equipado com os materiais necessários, com temperatura agradável e sem interferências externas seria o ideal.

O conforto que a própria casa traz é incomparável: um ambiente onde o candidato se sente à vontade, com materiais à disposição e organizado da forma como ele mesmo prefere. Uma das vantagens de estudar em casa é a possibilidade de pausas mais confortáveis para comer ou ir ao banheiro. Por outro lado, o lar pode ser um local repleto de distrações.

O problema que muitos concurseiros enfrentam é a inexistência deste ambiente dentro de casa. Barulho, parentes que entram e saem e até conexão de internet ruim são alguns dos obstáculos mais comuns para atingir a concentração total. Por isso, a solução para alguns candidatos é transferir os estudos para um local com as condições perfeitas: uma biblioteca.

Bibliotecas são alternativa para quem não pode estudar em casa

 

Para quem estuda em Brasília, os espaços públicos destinados à leitura são poucos e muitos encontram-se com péssima estrutura. De acordo com os dados mais recentes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), existem atualmente 31 espaços públicos para leitura no Distrito Federal. Se quiser saber qual biblioteca fica mais perto de você, veja a relação do SNBP.  

Frequentar bibliotecas públicas para estudar oferece algumas vantagens, como o fato de ser gratuito. Mas você sabia que existem bibliotecas privadas no DF que podem ser visitadas sem custo? São espaços que, muitas vezes, oferecem melhor estrutura para os frequentadores. Veja abaixo algumas das melhores bibliotecas que a Escola Nacional dos Auditores do TCU selecionou para você:

1 Biblioteca Reitor João Herculino, no UniCEUB

 

A Biblioteca Reitor João Herculino está dentro do campus Asa Norte do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e sua área se estende a 6300 metros quadrados. São mais 240 mil títulos disponíveis em acervo para a comunidade. Salas individuais ou para grupos de estudo, além de conexão com a internet, são algumas das vantagens que a estrutura oferece. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h e aos sábados, das 8h às 18h.

2 Biblioteca Angel Crespo, Instituto Cervantes

 

Localizada no Instituto Cervantes (SEPS 707/907 Lote D – Asa Sul), a Biblioteca Angel Crespo está aberta à comunidade e conta com internet Wi-fi gratuita, além de computadores que podem ser utilizados. A biblioteca funciona de terça-feira a sábado, nos seguintes horários:

Terça-feira: 08h30 às 13h00 – 14h00 às 20h30

Quarta-feira: 08h30 às 13h00 – 14h00 às 20h30

Quinta-feira: 09h00 às 13h00 – 14h00 às 20h30

Sexta-feira: 09h00 às 13h00 – 14h00 às 18h30

Sábado: 09h00 às 14h00

3 Biblioteca BB Gepes Brasília

 

Localizada no Edifício Brasília 50 (SEPS 702/902 Bloco C Torre A), a Biblioteca BB Gepes está aberta à comunidade e conta com 40 mil títulos em acervo. A estrutura oferece salas de estudos em grupo e estações de estudo individuais. Empréstimos de livros estão restritos a funcionários do Banco do Brasil, mas o acervo está disponível à comunidade para consulta dentro da biblioteca. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

4 Ala dos Estudantes, LBV

 

A Ala dos Estudantes é um espaço dedicado para estudos, que fica no Templo Legião da Boa Vontade (915 Sul, ao lado do Cemitério Campo da Esperança). O espaço tem capacidade para 100 mil pessoas, conta com acervo de mais de 20 mil títulos, com empréstimo liberado ao público e oferece internet gratuita. A estrutura ainda oferece restaurante e lanchonete. A Ala funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais. Se você está buscando ser aprovado no próximo concurso do Tribunal de Contas da União, confira nosso artigo com dicas de um auditor do TCU. Estamos abertos a sugestões, dúvidas e críticas, deixe aqui seu comentário! Muito obrigada e até a próxima. (:

Share

Bruna Maury

Analista de conteúdo na Escola Nacional dos Auditores do TCU e União dos Auditores Federais de Controle Externo (AUDITAR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *