51 mil vagas: orçamento de 2020 prevê bom ano de concursos públicos federais

51 mil vagas: orçamento de 2020 prevê bom ano de concursos públicos federais

LOA reserva 30 vagas para TCU; órgão tem vacância de mais de 400 vagas

O Orçamento Geral da União de 2020, publicado nesta segunda-feira (20), trouxe uma boa perspectiva para quem almeja um cargo público: são 51.931 vagas em concursos públicos federais. Do total de vagas previstas para o ano, cerca de 88% são provenientes de postos existentes que ficaram vagos, em geral por morte e aposentadoria. A previsão é que o restante das vagas, cerca de 5.500, sejam criadas.

Apesar de a maior parte dos provimentos ser destinada a concursos já realizados, o Ministério da Economia analisará a autorização de novos concursos, de acordo com os recursos para a contratação de servidores e a necessidade de cada órgão.

TCU: atualizações do concurso

O Tribunal de Contas da União já tem certame em vista: o orçamento prevê 30 vagas para Auditor Federal de Controle Externo e o concurso foi autorizado no final do ano passado. O orçamento também estima a arrecadação de R$ 1 milhão em inscrições para realização do processo seletivo. Além disso, o presidente da Casa, José Múcio Monteiro, anunciou em sessão de Plenário que haverá concurso para preencher o déficit de servidores no órgão, que já chega a mais de 400 vagas. E fontes internas confirmam que o edital para o certame será divulgado ainda em 2020.

Presidente do TCU anunciou 30 vagas no ano passado.

A maior parte das vacâncias no TCU é proveniente de aposentadorias, principalmente no cargo de Auditor Federal de Controle Externo, cujo déficit soma 185 vagas. Atualmente, a remuneração inicial para o cargo está em torno de R$ 20 mil, o que torna o certame altamente competitivo.

Como se preparar para o concurso do TCU

É importante saber que para prestar o concurso do TCU para o cargo de AUFC, é necessária formação de nível superior em qualquer área. O último certame para o órgão ocorreu em 2015, com concorrência de 146 candidatos por vaga, totalizando 9.416 candidatos para 60 vagas. Considerando que a previsão para 2020 é de 30 vagas, a perspectiva é de concorrência ainda maior. Por isso, a hora de estudar é agora!

Inicialmente, se você não conhece a carreira de Auditor Federal de Controle Externo, pesquise e leia bastante sobre o órgão e o trabalho do servidor do TCU. É muito importante que você se identifique com a vocação de um AUFC antes de almejar este cargo público. Para quem não sabe, o TCU é o órgão que apoia o Congresso Nacional na tarefa de garantir o cumprimento de regras relativas à execução orçamentária e financeira do país. Por isso, o trabalho do TCU contribui para que a Administração Pública funcione em benefício da sociedade e da população. Os responsáveis por promover a execução das competências do Tribunal são os Auditores Federais de Controle Externo, auxiliados pelos Técnicos Federais de Controle Externo. Sim, o trabalho destes servidores é muito mais importante para a sociedade do que se imagina!

Começar pelas matérias básicas e organizar seu tempo de estudos são as dicas de professores.

Se você nunca estudou para este concurso, o ideal é começar com as disciplinas básicas que foram cobradas no último certame, em 2015. Os professores da ENAUD indicam 6 matérias que você deve estudar primeiro: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo, Auditoria Governamental e Administração Financeira e Orçamentária. Se quiser saber mais sobre isso, confira aqui as 10 Maneiras Definitivas de Estudar para TCU com o professor Jetro Coutinho.

Tenha também em mente que organizar o tempo de estudo é imprescindível, já que os conteúdos do edital são extensos. Para isso, uma ferramenta gratuita como o Edital Verticalizado da ENAUD pode ser muito útil.

Alguns concursos, a depender do grau de dificuldade, concorrência e extensão do edital, permitem que o candidato estude por conta própria, em casa, com auxílio apenas de materiais de apoio. Mas esse não é o caso do concurso para o TCU! Devido ao grau de complexidade dos conteúdos cobrados no edital, além da extensão das disciplinas e da relatividade de muitos tópicos, o ideal é que seus estudos sejam guiados por um curso preparatório especializado, com conteúdo atualizado por professores que são Auditores Federais de Controle Externo.

É para promover este estudo especializado e garantir a entrada dos melhores candidatos que existe o Curso Preparatório para Auditor do TCU, da Escola Nacional dos Auditores do TCU (ENAUD). Na ENAUD, o aluno tem acesso a mais de 600 videoaulas e audioaulas, além de PDFs e simulados, inteiramente online. No Curso Preparatório, todas as disciplinas específicas da carreira foram desenvolvidas por professores que são Auditores Federais de Controle Externo. As matrículas para o Curso Preparatório para Auditor do TCU estão abertas e você pode começar a estudar assim que realizar sua inscrição. O certame para o TCU se aproxima a cada dia que passa e em breve o edital será publicado. Clique aqui para assistir aulas experimentais e fazer sua matrícula!

Veja como foi o lançamento da 2ª Turma do Curso Preparatório para Auditor do TCU

Share

Bruna Maury

Analista de conteúdo na Escola Nacional dos Auditores do TCU e União dos Auditores Federais de Controle Externo (AUDITAR).

% Comentários

  1. Leonor Bernadete Aleixo dos Santos: janeiro 23, 2020 at 4:25 pm

    Boa tarde gostaria de saber se haverá um preparatório on LINE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *