51 mil vagas: orçamento de 2020 prevê bom ano de concursos públicos federais


por Bruna Maury
LOA reserva 30 vagas para TCU; órgão tem vacância de mais de 400 vagas
O Orçamento Geral da União de 2020, publicado nesta segunda-feira (20), trouxe uma boa perspectiva para quem almeja um cargo público: são 51.931 vagas em concursos públicos federais. Do total de vagas previstas para o ano, cerca de 88% são provenientes de postos existentes que ficaram vagos, em geral por morte e aposentadoria. A previsão é que o restante das vagas, cerca de 5.500, sejam criadas.
Apesar de a maior parte dos provimentos ser destinada a concursos já realizados, o Ministério da Economia analisará a autorização de novos concursos, de acordo com os recursos para a contratação de servidores e a necessidade de cada órgão.
TCU: atualizações do concurso
O Tribunal de Contas da União já tem certame em vista: o orçamento prevê 30 vagas para Auditor Federal de Controle Externo e o concurso foi autorizado no final do ano passado. O orçamento também estima a arrecadação de R$ 1 milhão em inscrições para realização do processo seletivo. Além disso, o presidente da Casa, José Múcio Monteiro, anunciou em sessão de Plenário que haverá concurso para preencher o déficit de servidores no órgão, que já chega a mais de 400 vagas. E fontes internas confirmam que o edital para o certame será divulgado ainda em 2020.

A maior parte das vacâncias no TCU é proveniente de aposentadorias, principalmente no cargo de Auditor Federal de Controle Externo, cujo déficit soma 185 vagas. Atualmente, a remuneração inicial para o cargo está em torno de R$ 20 mil, o que torna o certame altamente competitivo.
Como se preparar para o concurso do TCU
É importante saber que para prestar o concurso do TCU para o cargo de AUFC, é necessária formação de nível superior em qualquer área. O último certame para o órgão ocorreu em 2015, com concorrência de 146 candidatos por vaga, totalizando 9.416 candidatos para 60 vagas. Considerando que a previsão para 2020 é de 30 vagas, a perspectiva é de concorrência ainda maior. Por isso, a hora de estudar é agora!
Inicialmente, se você não conhece a carreira de Auditor Federal de Controle Externo, pesquise e leia bastante sobre o órgão e o trabalho do servidor do TCU. É muito importante que você se identifique com a vocação de um AUFC antes de almejar este cargo público. Para quem não sabe, o TCU é o órgão que apoia o Congresso Nacional na tarefa de garantir o cumprimento de regras relativas à execução orçamentária e financeira do país. Por isso, o trabalho do TCU contribui para que a Administração Pública funcione em benefício da sociedade e da população. Os responsáveis por promover a execução das competências do Tribunal são os Auditores Federais de Controle Externo, auxiliados pelos Técnicos Federais de Controle Externo. Sim, o trabalho destes servidores é muito mais importante para a sociedade do que se imagina!

Se você nunca estudou para este concurso, o ideal é começar com as disciplinas básicas que foram cobradas no último certame, em 2015. Os professores da ENAUD indicam 6 matérias que você deve estudar primeiro: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo, Auditoria Governamental e Administração Financeira e Orçamentária. Se quiser saber mais sobre isso, confira aqui as 10 Maneiras Definitivas de Estudar para TCU com o professor Jetro Coutinho.
Tenha também em mente que organizar o tempo de estudo é imprescindível, já que os conteúdos do edital são extensos. Para isso, uma ferramenta gratuita como o Edital Verticalizado da ENAUD pode ser muito útil.
Alguns concursos, a depender do grau de dificuldade, concorrência e extensão do edital, permitem que o candidato estude por conta própria, em casa, com auxílio apenas de materiais de apoio. Mas esse não é o caso do concurso para o TCU! Devido ao grau de complexidade dos conteúdos cobrados no edital, além da extensão das disciplinas e da relatividade de muitos tópicos, o ideal é que seus estudos sejam guiados por um curso preparatório especializado, com conteúdo atualizado por professores que são Auditores Federais de Controle Externo.
É para promover este estudo especializado e garantir a entrada dos melhores candidatos que existe o Curso Preparatório para Auditor do TCU, da Escola Nacional dos Auditores do TCU (ENAUD). Na ENAUD, o aluno tem acesso a mais de 600 videoaulas e audioaulas, além de PDFs e simulados, inteiramente online. No Curso Preparatório, todas as disciplinas específicas da carreira foram desenvolvidas por professores que são Auditores Federais de Controle Externo. As matrículas para o Curso Preparatório para Auditor do TCU estão abertas e você pode começar a estudar assim que realizar sua inscrição. O certame para o TCU se aproxima a cada dia que passa e em breve o edital será publicado. Clique aqui para assistir aulas experimentais e fazer sua matrícula!
Veja como foi o lançamento da 2ª Turma do Curso Preparatório para Auditor do TCU
Posts recomendados

URGENTE: Concurso para o TCU é autorizado e já possui grupo de trabalho
2 de março de 2020

É oficial! Haverá concurso para TCU em 2020
12 de agosto de 2019

2º Tour TCU da ENAUD: alunos visitaram as instalações do Tribunal
22 de novembro de 2018
Boa tarde gostaria de saber se haverá um preparatório on LINE?
Olá, Leonor! Nosso Curso Preparatório para Auditor do TCU é totalmente online e está com matrículas abertas! Se quiser saber mais, acesse enaud.com.br/preparatorio. Bons estudos!