TCU faz pedido formal de 20 vagas para o próximo concurso

TCU faz pedido formal de 20 vagas para o próximo concurso

O Tribunal de Contas da União pretende incluir um pedido de 20 vagas para completar o quadro de auditores na Lei Orçamentária Anual de 2019, de acordo com o presidente licenciado da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), Paulo Martins.

A iniciativa do órgão já é uma boa notícia, segundo Martins. “Quando chegar o momento, vamos lutar no Congresso para que mantenham essas vagas”, disse. O último concurso público para cargo de auditor de controle externo do TCU ocorreu em 2015, com 66 vagas e mais de 9 mil inscritos. O salário inicial para o cargo chega a R$ 20.917,87.

Apesar de o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado ter previsto 10 vagas para auditor do TCU, o concurso ainda não aconteceu. Com a nova movimentação do órgão, é provável que o processo seletivo seja realizado em 2019.

LDO 2019

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) é um documento que serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). É onde estão concentradas as metas e prioridades financeiras do Governo Federal para o ano seguinte, o que inclui a realização de concursos públicos.

Votado no Senado Federal no início de julho, o PLDO para o ano de 2019 chamou a atenção de quem pretende ingressar no serviço público, uma vez que a proposta colocava restrições à nomeação de servidores. O projeto restringia, por exemplo,  reajustes para servidores públicos e a criação de novos cargos. Felizmente, no dia da votação, foi retirado do texto do PLDO o dispositivo que sugeria tais restrições. 

TCU: conheça o órgão e a carreira

Os concurseiros de plantão devem saber que a carreira do TCU é uma das mais vantajosas, financeiramente. Mas você sabia que o cargo de auditor de controle externo pode ser ocupado por uma pessoa que possua qualquer tipo de graduação? E afinal, para que serve o Tribunal de Contas da União? O que faz o auditor federal de controle externo?

O TCU é o órgão que apoia o Congresso Nacional na tarefa de garantir o cumprimento de regras relativas à execução orçamentária e financeira do país. Por isso, o trabalho do TCU contribui para que a Administração Pública funcione em benefício da sociedade e da população. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento do órgão aqui.

E enquanto o edital não é publicado, você também pode assistir ao webinário da ENAUD para entender melhor as expectativas para o concurso do TCU, aqui. Além disso, não deixe de conferir as 10 melhores maneiras de estudar para o TCU com o professor da ENAUD Jetro Coutinho, auditor aos 22 anos, neste link. Não deixe de ficar atento às redes sociais e o canal do YouTube da ENAUD, a qualquer momento podem aparecer novidades. Até a próxima!

Share

Bruna Maury

Analista de conteúdo na Escola Nacional dos Auditores do TCU e União dos Auditores Federais de Controle Externo (AUDITAR).

% Comentários

  1. Boa noite.
    Gostaria de saber em quais capitais haverá essas vagas de auditor.

  2. Quais áreas serão contempladas no próximo concurso de auditor do TCU?

  3. Sera que tera para o nivel medio ou nao tem nenhuma previsao.

    • Olá Rose, não acreditamos que haverá concurso para nível técnico no próximo certame. Se houver alguma mudança avisaremos em nossas redes sociais.

  4. Prezados,

    Existe uma informação que vem circulando de que o TCU vai extinguir suas regionais por conta do home office. Os Auditores ficariam vinculados à Unidade Central, com possibilidade de serem deslocados para realização de auditorias para qualquer ponto do território nacional, embora possam fixar suas residências em suas respectivas cidades. Tem fundamento?

    Tenho também interesse em me matricular no curso preparatório para o concurso. O curso poderá ser dividido em quantas vezes? No site indica 18x mas quando vamos efetivar, ele so autoriza 12x. Obrigado.

    • Olá Leonardo, quanto a sua dúvida, peço que entre em nosso grupo de estudos no WhatsApp, lá poderemos esclarecer sua dúvida com mais clareza. Para entrar no grupo clique no link https://chat.whatsapp.com/8TM8cSrpGfwLY5XaNERiHd

      Quanto a forma de pagamento, o número máximo é de 12x para o Preparatório. O portifólio do PagSeguro tem até 18x mas não escolhemos esse pois os juros são muito altos.

      Bons estudos!

      Equipe ENAUD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *